quinta-feira, 30 de maio de 2013

Barroco, Impressionismo, Pós-modernismo e Expressionismo ( Ekma Galvão)

" O Renascimento foi uma época eufórica, otimista, uma das poucas da história da arte, ao passo que o Barroco ao iniciar-se já se torna mais sombrio, pessimista, acentuando os conflitos e a insegurança da condição humana e preferências por temas opostos: espírito e matéria, perdão e pecado, bem e mal, céu e inferno."

" O século XIX, vai representar um divisor de águas, nas artes e nas ciências. Nele ocorre uma série de mudanças, cujo efeito cumulativo resulta numa ruptura tão definitiva, em termos de conhecimentos e de mentalidade, que todos os séculos anteriores parecem afastar-se de nós, recuando a períodos bem mais distantes do que seria o caso na simples passagem do tempo cronológico."

"Não há mais distinção entre corpos sólidos e o espaço que os contém; as figuras e o espaço formam u, único contexto: Manet não vê figuras dentro e sim com o ambiente."

" Diante da obra de Monet, vemos que o tema real não é a paisagem, embora a estrutura dos objetos não se altere, são jogos feéricos de reflexos coloridos produzidos pela luminosidade das várias horas do dia. São registros de momentos fugidios, momentos impressionistas, momento instáveis, através da observação e transcrição dos efeitos de cor que o fenômeno natural produz de cada vez, sem generalizar e, por outro, sem introduzir maiores ênfases subjetivas, emocionais."

" É o observador que, ao admirar a pintura, combina ás várias cores, obtendo  resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para ser óptica."


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