segunda-feira, 24 de junho de 2013

Atividade discursiva - Topicalização dos textos (Ramon Alves Franco)

          Texto 1 - Quem tem medo da arte contemporânea


“Podemos dizer, assim, que a atividade artística constitui em um jogo de formas, modalidades e funções que evoluem conforme épicas e contextos sociais.”

“As novas orientações artísticas, apesar de distintas, partilham um espírito comum: são, cada qual a seu modo, tentativas de dirigir a arte às cosias do mundo, à natureza, à realidade urbana e ao mundo da tecnologia que exige do espectador uma postura muito mais participativa, extrapolando muito os deleites com o belo.”

“O Renascimento ocorrido na cultura em geral, se relaciona à revalorização do pensamento e da arte da antiguidade clássica e à formação de uma cultura humanista, antropocêntrica: o homem como a medida de todas as coisas.”

“O artista do Renascimento não vê mais o homem como um simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus.”


“Vivendo numa época em que já se proclamava a realização da individualidade, a posição de da Vinci, como artista e como intelectual, lhe permitia maiores liberdades do que teria sido possível em época anteriores, na Idade Média, por exemplo.”

          Texto 2 

“Comparando com o Renascimento o período Tintoretto já é bem mais agitado e crítico, não só um período de transição, mas de profundas transformações sociais. O conteúdo expressivo é articulado través de formas espaciais. Em cada obra e cada época, já um espaço representado através das evidências pessoais de cada artista.”

“É o momento (Barroco) que corresponde a um período de grande turbulência político-econômica, social, e principalmente religiosa.”

“No Brasil, a herança do Barroco esteve ligada ao tipo de ensino trazido de Portugal, que era predominantemente verbal e religioso, voltado para os dogmas da Igreja e teve pleno desenvolvimento no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, e se estendeu até as duas primeiras décadas do século XIX.”

“O impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início as grandes tendências da arte do século XX.”

“A visão tradicional de corpos tangíveis havia desaparecido com o impressionismo e, com ela, o universo inteiro parecia ter se tornado intangível”

          Texto 3 - A fotografia chega ao Brasil


“Como o daguerreótipo consistia numa peça única e o processo para sua obtenção era caro, a burguesia viu nele a possibilidade de perpetuar sua imagem, como os nobres faziam ao contratar os pintores para fazer seus retratos.”

“Sebastião Ribeiro Salgado (1944) é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. É um dos mais respeitados fotojornalista da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF, dedicou-se a fazer crônicas sob re a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.”

“O olhar da menina, no momento em que está estudando, denuncia uma das grandes contradições do presente: numa época de superabundância de informações e de intensa globalização alguns sujeitos são obrigados a conviverem com escassez informacional. O engajamento de menina e sua família ao movimento dos sem terra, como sugere o título da foto, é uma estratégia de sobrevivência e de resistência para tentar superar os inúmeros obstáculos para a efetivação da tão propagada e desrespeitada cidadania.”

“Sebastião Salgado propõe-se, principalmente, a repensar a forma como o ser humano coexiste e sobrevive em um mundo capitalista, individualista e globalizado. São fotografias que exploram situações cotidianas e as “falas do corpo” dos personagens selecionados, evidenciando os efeitos das diversas modalidades de relações de poder.”


“O processo fotográfico de Vik Muniz não está restrito à escolha de personagens que convivem com a situação de exclusão social. O artista também se preocupa em provocar a ilusão visual, propiciada pela manipulação de materiais inusitados no ato de fotografar. A representação e o próprio processo fotográfico subordinam-se à insualidade com que o artista manipula os materiais.”

          Texto 4 - O barroco brasileiro


“O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX. Barroco brasileiro é claramente associado à religião católica.”

“De Salvador saíam todas as riquezas da colônia de Portugal e para lá se dirigiam os comerciantes portugueses que traziam consigo os hábitos da metrópole e, com eles, os artistas e os produtos portugueses.”

“Segundo Maria da Graça Proença, (1999:197) é por isso que em Salvador e em todo o Nordeste, encontramos igrejas riquíssimas, como a Igreja e o Convento de São Francisco de Assis, na capital baiana, cujo interior todo revestido de talha dourada lhe conferiu o título de “a igreja mais rica do Brasil” .”

“É considerada uma das mais significativas expressões do barroco no Brasil (sobre a Igreja de São Francisco).”


“A fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco construída no século XVIII, é especialmente importante para o estudo do barroco no Brasil.”


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