“Podemos dizer, assim, que a atividade artística constitui em
um jogo de formas, modalidades e funções que evoluem conforme épicas e
contextos sociais.”
“As novas orientações artísticas, apesar de distintas,
partilham um espírito comum: são, cada qual a seu modo, tentativas de dirigir a
arte às cosias do mundo, à natureza, à realidade urbana e ao mundo da
tecnologia que exige do espectador uma postura muito mais participativa,
extrapolando muito os deleites com o belo.”
“O Renascimento ocorrido na cultura em geral, se relaciona à
revalorização do pensamento e da arte da antiguidade clássica e à formação de
uma cultura humanista, antropocêntrica: o homem como a medida de todas as
coisas.”
“O artista do Renascimento não vê mais o homem como um
simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a
expressão mais grandiosa do próprio Deus.”
“Vivendo numa época em que já se proclamava a realização da
individualidade, a posição de da Vinci, como artista e como intelectual, lhe
permitia maiores liberdades do que teria sido possível em época anteriores, na
Idade Média, por exemplo.”
“Comparando com o Renascimento o período Tintoretto já é bem
mais agitado e crítico, não só um período de transição, mas de profundas
transformações sociais. O conteúdo expressivo é articulado través de formas
espaciais. Em cada obra e cada época, já um espaço representado através das
evidências pessoais de cada artista.”
“É o momento (Barroco) que corresponde a um período de grande
turbulência político-econômica, social, e principalmente religiosa.”
“No Brasil, a herança do Barroco esteve ligada ao tipo de
ensino trazido de Portugal, que era predominantemente verbal e religioso,
voltado para os dogmas da Igreja e teve pleno desenvolvimento no século XVIII,
100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, e se estendeu até as duas
primeiras décadas do século XIX.”
“O impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou
profundamente a pintura e deu início as grandes tendências da arte do século
XX.”
“A visão tradicional de corpos tangíveis havia desaparecido
com o impressionismo e, com ela, o universo inteiro parecia ter se tornado
intangível”
“Como o daguerreótipo consistia numa peça única e o processo
para sua obtenção era caro, a burguesia viu nele a possibilidade de perpetuar
sua imagem, como os nobres faziam ao contratar os pintores para fazer seus
retratos.”
“Sebastião Ribeiro Salgado (1944) é um fotógrafo brasileiro
reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. É um dos mais
respeitados fotojornalista da atualidade. Nomeado como representante especial
do UNICEF, dedicou-se a fazer crônicas sob re a vida das pessoas excluídas,
trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias
exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no
continente americano.”
“O olhar da menina, no momento em que está estudando, denuncia
uma das grandes contradições do presente: numa época de superabundância de
informações e de intensa globalização alguns sujeitos são obrigados a
conviverem com escassez informacional. O engajamento de menina e sua família ao
movimento dos sem terra, como sugere o título da foto, é uma estratégia de
sobrevivência e de resistência para tentar superar os inúmeros obstáculos para
a efetivação da tão propagada e desrespeitada cidadania.”
“Sebastião Salgado propõe-se, principalmente, a repensar a
forma como o ser humano coexiste e sobrevive em um mundo capitalista,
individualista e globalizado. São fotografias que exploram situações cotidianas
e as “falas do corpo” dos personagens selecionados, evidenciando os efeitos das
diversas modalidades de relações de poder.”
“O processo fotográfico de Vik Muniz não está restrito à
escolha de personagens que convivem com a situação de exclusão social. O
artista também se preocupa em provocar a ilusão visual, propiciada pela
manipulação de materiais inusitados no ato de fotografar. A representação e o
próprio processo fotográfico subordinam-se à insualidade com que o artista
manipula os materiais.”
“O estilo barroco chega ao
Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e
religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o
surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do
século XIX. Barroco brasileiro é claramente associado à religião católica.”
“De Salvador saíam todas as
riquezas da colônia de Portugal e para lá se dirigiam os comerciantes
portugueses que traziam consigo os hábitos da metrópole e, com eles, os
artistas e os produtos portugueses.”
“Segundo Maria da Graça
Proença, (1999:197) é por isso que em Salvador e em todo o Nordeste,
encontramos igrejas riquíssimas, como a Igreja e o Convento de São Francisco de
Assis, na capital baiana, cujo interior todo revestido de talha dourada lhe
conferiu o título de “a igreja mais rica do Brasil” .”
“É considerada uma das mais
significativas expressões do barroco no Brasil (sobre a Igreja de São
Francisco).”
“A fachada da Igreja da
Ordem Terceira de São Francisco construída no século XVIII, é especialmente
importante para o estudo do barroco no Brasil.”
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