Dadaísmo e Renascimento (Texto 1)
- Quem tem medo de arte contemporânea?
"A arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal pedra, mas também ar, luz, som, palavras, pessoas, comida e muitas outras coisas"
"Assim, os movimentos do modernismo e as tendências, tais como o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, a Pintura Metafísica, a Op-art, a Pop-Art, a Arte Conceitual, o Minimalismo Expressaram de um modo ou de outro, a perplexidade do homem contemporâneo."
"A cena contemporânea explode os enquadramentos sociais e artísticos do modernismo, abrindo-se a experiencias culturais dispares."
- Leitura e interpretação - Exercícios do olhar
" A sombra pode marcar aqui o legado deixado por Duchamp, nas suas investidas para a Arte Conceitual, a sombra como metáfora, daquele objeto causador de estranhamentos.
" O confronto é direto, a sensação de que algo está faltando, de um vazio, traz o estranhamento."
- Renascimento
"O homem com a medida de todas as coisas... Foi um grande movimento de mudanças culturais que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana..."
"Seria um dogma racionalista em vez de religioso... Constituiria, devorante, a nova lente a enfocar a realidade e não uma realidade."
"A vida urbana passou a implicar um novo comportamento, pois o trabalho, a diversão, o tipo de moradia, os encontro nas ruas, implicavam por si só um novo comportamento entre as pessoas."
"Os artistas do período se orientaram por ideias de perfeição, harmonia, equilíbrio representados com o auxilio dos sentidos de simetria e proporção das figuras."
"O artista do Renascimento não vê mais o homem como um simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é Pensado como uma realidade a der compreendida cientificamente..."
"... o homem, centro do mundo, rei do universo."
"A vida urbana passou a implicar um novo comportamento, pois o trabalho, a diversão, o tipo de moradia, os encontro nas ruas, implicavam por si só um novo comportamento entre as pessoas."
"Os artistas do período se orientaram por ideias de perfeição, harmonia, equilíbrio representados com o auxilio dos sentidos de simetria e proporção das figuras."
"O artista do Renascimento não vê mais o homem como um simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é Pensado como uma realidade a der compreendida cientificamente..."
"... o homem, centro do mundo, rei do universo."
- Dadaísmo
" O dadaísmo - foi um movimento lançado em 1916, com o objetivo de protestar contra a I Guerra Mundial e que artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, exilaram-se em Zurique, na Suíça. (...) Os dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalista e do bom gosto ocidental."
"O fato é que, através dos objetos que criaram, os artistas dadaístas desenvolveram novas possibilidades formais e todo um vocabulário novo veio enriquecer a linguagem nos vários campos da arte do século XX"
Barroco, Impressionismo, Pós-impressionismo e Expressionismo (Texto 2)
Barroco, Impressionismo, Pós-impressionismo e Expressionismo (Texto 2)
"É o momento que corresponde a um período de grande turbulência politico-econômica, social e principalmente religiosa. Fatos importantes como: o término do Ciclo das grandes navegações, a Reforma Protestante (...), o Movimento Católico de Contra Reforma, marcaram o contexto histórico desse período."
"A Terra deixou definitivamente de Construir o centro do universo, tornando-se apenas um entre inúmeros outros corpos celestes, e também o Homem teve que abdicar de sua posição privilegiada como alvo de toda a Criação."
"O Renascimento foi uma época eufórica, otimista, uma das poucas da história da arte, ao passo que o Barroco ao iniciar-se já se torna mais sombrio, pessimista, acentuando os conflitos e a insegurança da condição humana e preferências por temas opostos: espírito e matéria, perdão e pecado, bem e mal, céu e inferno"
"Em geral, compreende-se como barroca a arte desenvolvida os anos finais do século XVI, até primeira metade do século XVII, com a arte religiosa da Contra Reforma."
"Com o advento da Revolução Francesa, na virada do século XVIII (1789-1799), o estilo barroco fora subitamente interrompido pelo Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo, Expressionismo, e outras tendências, tudo acontecendo no mesmo século XIX "
"O século XIX, vai representar um divisor de águas, nas artes e nas ciências. Nele ocorre uma série de mudanças, cujo efeito cumulativo resulta numa ruptura tão definitiva, em termos de conhecimentos e de mentalidade, que todos os séculos anteriores parecem afastar-se de nós, recuando a períodos bem mais distantes do que seria o caso na simples passagem do tempo cronológico."
"O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendencias da arte do século XX."
"Os artistas impressionistas descreveram um fenômeno da natureza: a luminosidade atmosférica. O movimento formou-se em Paris entre 1860 e 1870, apresentou-se pela primeira vez ao público em 1874."
"A visão tradicional de corpos tangíveis, havia desaparecido com o impressionismo e, com ela, o universo inteiro ter se tornado intangível"
"PÓS-IMPRESSIONISMO- Longe de iniciar um grupo coeso e articulado, o termo se dirige ao trabalho de pintores que, entre 1880 e 1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito variadas e sugerem convergências estilísticas (...)"
"O naturalismo tão caro aos impressionistas, está na base de boa parte das restrições feitas a este novo movimento."
O Barroco Brasileiro (Texto 3)
"O estilo chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos... O Barroco brasileiro é claramente associado à religião católica."
"Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comercio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevo feitos em madeira...Já as regiões que não existia nem açúcar nem ouro, a arquitetura teve outra feição."
- Igreja e convento de São Francisco
"A partir da segunda metade do século XVII, a arquitetura das cidades mais ricas do Nordeste brasileiro começou a se modificar"
"A igreja é especialmente preciosa pela sua exuberante decoração interna. (...) É considerada uma das mais significativas expressões do barroco no Brasil."
- Ordem Terceira de São Francisco
"A fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco construída no século XVIII, é especialmente importante para o estudo do barroco no Brasil. (...) As figuras dos santos, anjos, atlantes e motivos florais esculpidos em pedra, juntamente com os balcões que revelem certa influência do barroco espanhol, fazem desta obra a única do gênero no Brasil."
A fotografia Chega ao Brasil (Texto 4)
"Sebastião Salgado propõe-se, principalmente, a repensar a forma como o ser humano coexiste e sobrevive em um mundo capitalista, individualista e globalizado. São fotografias que exploram situações cotidianas e as 'falas do corpo' dos personagens selecionados, evidenciando os efeitos das diversas modalidades de relações de poder."
"São fotografias que exploram situações cotidianas e as "falas do corpo" dos personagens selecionados, evidenciando os efeitos das diversas modalidades de relações de poder."
A fotografia Chega ao Brasil (Texto 4)
"Entretanto, oficialmente, considera-se o ano de 1939 e os trabalhos de Daguerre (1789-1851) como ponto de partida para a fotografia."
"A fotografia brasileira desenvolveu-se muito na passagem do século e esteve presente em exposições internacionais, tal como a exposição de St. Louis, nos Estados Unidos, em 1904. Dessa mostra participou, entre outros, o fotógrafo brasileiro Valério Lima (1862-1941), que apresentou a interessante fotomontagem Os trinta Valérios, em que aparecem trinta figuras numa sala, todas com o rosto do próprio fotógrafo."
- A fotografia de Sebastião Salgado
- A fotografia de Vik Muniz
"São fotografias que exploram situações cotidianas e as "falas do corpo" dos personagens selecionados, evidenciando os efeitos das diversas modalidades de relações de poder."
" O título "Crianças de Açúcar" remete à literalidade da Execução do Ato Fotográfico e às associações interpretativas que podem ser construídas pelo receptor."
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