terça-feira, 2 de julho de 2013

Resumo: "Arte: os mundos da cultura no mundo da escola" (Gabriela)

     O ser humano, desde seus primórdios, buscou através da arte expressar seus sentimentos e pensamentos, se completar, se satisfazer. Seja através da pintura rupestre, das artes plásticas, da música ou da dança, é visível a preocupação humana em produzir arte, por mais que ela não seja necessariamente fundamental à sobrevivência.
     Mas a arte é intrínseca ao homem. Não se trata de sobreviver, e sim de alcançar uma plenitude, através da imaginação produzir algo que o complete ou o faça ser mais do que ele realmente é.
     A comunicação não se dá apenas por meio da palavra, seja ela escrita ou falada. Em realidade, sabe-se que é possível obter uma comunicação e disseminar conhecimentos através das músicas, teatro, poesia, pintura, dança, cinema, etc. Por exemplo, uma pessoa pode obter conhecimentos sobre um país cuja língua ela desconheça, através da simples observação da arte daquele local.
     Muitas vezes, não compreendemos certas obras de arte. Mas boa parte delas tem justamente essa finalidade: fazer o observador buscar os conhecimentos relacionados a ela, se alfabetizar nas linguagens da arte..
     Desta forma, é possível compreender o funcionamento de outras culturas e até de nós mesmos, provocando uma maior interação entre povos diferentes, ultrapassando fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário