domingo, 23 de junho de 2013

A fotografia chega ao Brasil (GIDEÃO SILVA)


  • "QUATRO  ANOS DEPOIS, EM 1908, VALÉRIO GANHOU O PRIMEIRO PRÊMIO NA EXPOSIÇÃO NACIONAL DO RIO DE JANEIRO COM UMA FOTO DE DOZE METROS DE EXTENSÃO - PANORAMA DA CIDADE DE SÃO PAULO." 
  • "SEBASTIÃO RIBEIRO SALGADO (1994) É UM FOTÓGRAFO BRASILEIRO RECONHECIDO MUNDIALMENTE POR SEU ESTILO ÚNICO DE FOTOGRAVAR."
  •  "O OLHAR DA MENINA, NO MOMENTO EM QUE ESTÁ ESTUDANDO, DENUNCIA UMA DAS GRANDES CONTRADIÇÕES DO PRESENTE: NUMA ÉPOCA DE SUPERABUNDÂNCIA DE INFORMAÇÕES E DE INTENSA GLOBALIZAÇÃO ALGUNS SUJEITOS SÃO OBRIGADOS A CONVIVEREM COM ESCASSEZ INFORMACIONAL."

  • "SÃO FOTOGRAFIAS  QUE EXPLORAM SITUAÇÕES COTIDIANAS E AS "FALAS DO CORPO" DOS PERSONAGENS SELECIONADOS, EVIDENCIANDO OS EFEITOS DAS DIVERSAS MODALIDADES DE RELAÇÕES DE PODER." 
  •  " A REPRESENTAÇÃO E O PRÓPRIO PROCESSO FOTOGRÁFICO SUBORDINAM-SE À INUSUALIDADE COM QUE O ARTISTAS MANIPULA OS MATERIAIS. VIK MUNIZ EMPREENDE UMA HIBRIDIZAÇÃO OU MISTURA DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS, ONDE ARTICULA FOTOGRAFIA COM PROCEDIMENTO DA PINTURA, MODELAGENS, ESCULTURA E ASSEMBLAGE."  
  • " O TÍTULO "CRIANÇAS DE AÇÚCAR" REMETE À LITERALIDADE DA EXECUÇÃO DO ATO FOTOGRÁFICO E ÀS ASSOCIAÇÕES INTERPRETATIVAS QUE PODEM SER CONSTRUÍDAS PELO RECEPTOR." 
  • " VIK MUNIZ NÃO FOTOGRAFOU UMA CRIANÇA DIRETAMENTE, MAS REALIZOU, A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DO AÇÚCAR, UMA REPRESENTAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO  DE UMA CRIANÇA."  

  • "O AÇÚCAR ALUDE, AINDA, À DOCILIDADE INFÂNCIA NEGRA, CONTRASTADA COM O AMARGOR DA SITUAÇÃO SOCIAL QUE FORAM  HISTORICAMENTE SUBMETIDAS."




Nenhum comentário:

Postar um comentário