A fotografia chega ao Brasil (GIDEÃO SILVA)
- "QUATRO ANOS DEPOIS, EM 1908, VALÉRIO GANHOU O PRIMEIRO PRÊMIO NA EXPOSIÇÃO NACIONAL DO RIO DE JANEIRO COM UMA FOTO DE DOZE METROS DE EXTENSÃO - PANORAMA DA CIDADE DE SÃO PAULO."
- "SEBASTIÃO RIBEIRO SALGADO (1994) É UM FOTÓGRAFO BRASILEIRO RECONHECIDO MUNDIALMENTE POR SEU ESTILO ÚNICO DE FOTOGRAVAR."
- "O OLHAR DA MENINA, NO MOMENTO EM QUE ESTÁ ESTUDANDO, DENUNCIA UMA DAS GRANDES CONTRADIÇÕES DO PRESENTE: NUMA ÉPOCA DE SUPERABUNDÂNCIA DE INFORMAÇÕES E DE INTENSA GLOBALIZAÇÃO ALGUNS SUJEITOS SÃO OBRIGADOS A CONVIVEREM COM ESCASSEZ INFORMACIONAL."
- "SÃO FOTOGRAFIAS QUE EXPLORAM SITUAÇÕES COTIDIANAS E AS "FALAS DO CORPO" DOS PERSONAGENS SELECIONADOS, EVIDENCIANDO OS EFEITOS DAS DIVERSAS MODALIDADES DE RELAÇÕES DE PODER."
- " A REPRESENTAÇÃO E O PRÓPRIO PROCESSO FOTOGRÁFICO SUBORDINAM-SE À INUSUALIDADE COM QUE O ARTISTAS MANIPULA OS MATERIAIS. VIK MUNIZ EMPREENDE UMA HIBRIDIZAÇÃO OU MISTURA DE LINGUAGENS ARTÍSTICAS, ONDE ARTICULA FOTOGRAFIA COM PROCEDIMENTO DA PINTURA, MODELAGENS, ESCULTURA E ASSEMBLAGE."
- " O TÍTULO "CRIANÇAS DE AÇÚCAR" REMETE À LITERALIDADE DA EXECUÇÃO DO ATO FOTOGRÁFICO E ÀS ASSOCIAÇÕES INTERPRETATIVAS QUE PODEM SER CONSTRUÍDAS PELO RECEPTOR."
- " VIK MUNIZ NÃO FOTOGRAFOU UMA CRIANÇA DIRETAMENTE, MAS REALIZOU, A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DO AÇÚCAR, UMA REPRESENTAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DE UMA CRIANÇA."
- "O AÇÚCAR ALUDE, AINDA, À DOCILIDADE INFÂNCIA NEGRA, CONTRASTADA COM O AMARGOR DA SITUAÇÃO SOCIAL QUE FORAM HISTORICAMENTE SUBMETIDAS."
Nenhum comentário:
Postar um comentário