- Analisando-se as obras de arte que tratam sobre o mesmo tema, a última ceia, observa-se que há um reflexo do contexto social, ideológico, político e entre outros fatores vivenciado pelos os artistas no processo histórico da época de cada um. Por isso cada pincelada traçada no quadro revela pensamentos diferenciados. Na arte de Leonardo da Vinci observa a influência do renascimento, ou seja, uma revalorização do pensamento e da arte da antiguidade clássica e ainda uma visão antropocêntrica. Vê-se na ceia de Leonardo Vince a suprema apreciação e valorização de traçados mais detalhados na representação do homem; a busca do equilíbrio, através da centralidade do Messias, a qual é reforçada pela divisão dos apóstolos, em cada lado contendo, enxerga-se também a utilização da técnica da perspectiva. Já Tintoreto viveu na época do barroco, ou seja, o contexto da dúvida, a marcação do bem o do mal, céu e inferno. Por isso, pode se ver a utilização de tons mais claros e escuros, onde a iluminação predomina na lateralidade e uma grande dinâmica nos personagens. Também Tintoreto utiliza bastante as diagonais e linhas tortuosas.
- A representação de Davi por Michelangelo e Verrocchino revela a retratação da imaginação dos mesmos sobre a estética e sagacidade do jovem bíblico. O material utilizado por Michelangelo é uma rocha metamórfica, o mármore, o qual esculpe e produz uma obra com grande enfoque para a masculinidade de Davi, pois, no tempo de Michelangelo prevalecia a ideologia do antropocentrismo, também Michelangelo preferiu retratar Davi antes da luta contra Golias. Já Verrocchino utilizou-se do bronze para retratar Davi, uma das principais diferenças entre Michelangelo e Verrocchino é que o segundo artista preferiu ser fiel a história, ou seja, pinta Davi com um mancebo habilidoso, forte e ágil no manejo da espada. Enquanto, Michelangelo prefere retratar Davi um pouco mais velho com enfoque na graciosidade máscula.
domingo, 9 de junho de 2013
exercícios do olhar ( Gideão Silva)
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