- "A presença da sombra na obra de Marcel Duchamp é marcada pela ausência: uma situação insólita, na qual uma sombra projetada existe sem seu parceiro inseparável, o elemento real gerador da projeção. Sabemos que é A Roda de Bicicleta de Duchamp exatamente porque ela não está presente, apenas sua sombra a revela. O confronto é direto, a sensação de que algo está faltando, de um vazio, traz o estranhamento. Este estranhamento também ocorreu quando Duchamp a levou em exposição."
- "Com conceitos e métodos de Galileu estabeleceram-se as linhas mestras para as futuras experimentações da ciência. Seria um dogma racionalista em vez de religioso, ao substituir a predestinação divina pelo escrito determinismo causal, e ao transformar a cosmovisão da Idade Média, de um universo sagrado e insondável, em um universo mecanista, ou até mesmo maquinista. Constituiria, doravante, a nova lente a enfocar a realidade e não uma realidade."
- "O artista do Renascimento não vê mais o homem como um simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada, a prática corrente era iniciar-se uma obra depois de estudos preparatórios, não só estudo de detalhes, mas também estudos de proporções. Na arte renascentista, a estatura do homem assinala o parâmetro das possíveis comparações e avaliações na imagem. E é também no homem que espaço e o tempo têm sua medida, pois é a partir de sua presença física que começam a fluir. Foi a essência da visão do Renascimento, visão racionalista e materialista, tendo o ser humano como ulterior referencial de tudo que se passa: o homem, centro do mundo, rei do universo."
- "Ele percebe que a exata comunicação entre a natureza e arte reside, assim chamado, no objeto lei: o olhar... é a janela do corpo humano, por onde a alma especula e absorve a beleza do mundo e toda teoria deve conduzir à visão e toda visão à arte."
- "O dadaísmo - foi um movimento lançado em 1916, com objetivo de protestar conta a I Guerra Mundial e que artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, exilaram-se em Zurique, na Suiça. O nome Dadá foi casual, escolhido abrindo-se um dicionário ao caso. Os dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalista e do bom gosto ocidental. Fizeram vários espetáculos de improviso, os primeiros happenings (acontecimento), criaram montagens de fotografias, colagens por combinações aparentemente feitas ao acaso, introduziram em seus quadros pedaços ou restos de objetos e materiais, pedacinhos de cartas rasgadas, cacos e detritos, sacos de aniagem, pregos, trapos, que pareciam ter sido retirado do lixo."
domingo, 16 de junho de 2013
Dadaísmo e Renascimento (Ivan Pedro)
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