Barroco/ Impressionismo/ Pós- impressionismo e Expressionismo ( Gideão Silva)
Barroco
- "COM NOVOS
CONHECIMENTOS, NOVOS MUNDOS FÍSICOS E ESPIRITUAIS ESTAVAM SE DEVELANDO À
IMAGINAÇÃO HUMANA, TRAZENDO NOVAS VISÕES E POSSIBILIDADES, MAS TAMBÉM
NOVAS INCERTEZAS E PERPLEXIDADES."
- " COMO A IGREJA E O CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, NA CAPITAL BAIANA, CUJO INTERIOR É TODO REVESTIDO DE TALHA DOURADA LHE CONFERIU O TÍTULO DA "IGREJA MAIS RICA DO BRASIL"."
- "ESTA FACHADA ESTEVE COBERTA DE ARGAMASSA POR LONGO TEMPO E SOMENTE NO INÍCIO DO ´SECULO XX, DURANTE SERVIÇOS NA REDE ELÉTRICA, FOI REDESCOBERTA A SUA DECORAÇÃO SUBJACENTE."
Impressionismo
- "OS ARTISTAS IMPRESSIONISTAS DESCREVERAM UM FENÔMENO DA NATUREZA: A LUMINOSIDADE ATMOSFÉRICA."
- "A TEMÁTICA DO IMPRESSIONISMO É NA VERDADE, UM FENÔMENO COTIDIANO: É SIMPLESMENTE A LUZ DE TODOS OS DIAS. eSTA TEMÁTICA, QUE PODERIA SER BANAL OU TER RECEBIDO TRATAMENTO BANAL, MAS ADQUIRE NA VISÃO DOS ARTISTAS UMA DIMENSÃO MAIOR, DE TONS E SOBRETONS QUASE MÁGICOS, AMPLIANDO AS FRONTEIRAS DE NOSSA PERCEPÇÃO PARA O REAL DO POÉTICO NO VIVER - UM REAL MAIS PROFUNDO DO QUE MERAMENTE DOCUMENTAL."
- "É SEMPRE O ESTUDO DAS REFRAÇÕES, DIFRAÇÕES, REFLEXOS E DISSOLVÊNCIAS QUE MONET INICIARA MUITOS ANOS ANTES ÀS MARGENS DO SENA E LEVARÁ ATÉ O FIM, UM ESTUDO QUE, EM ÚLTIMA ANÁLISE, PRETENDE SEPARAR A IMAGEM, COMO FATO INTERIOR, DA EXTERIORIDADE DA COISA."
Pós- impressionismo
- " O CONHECIMENTO DA REALIDADE EM CÉZANNE NÃO É CONTEMPLAÇÃO, MAS PESQUISA METÓDICA, EM QUE AS SENSAÇÕES VISUAIS SÃO FILTRADAS PELA CONSCIÊNCIA."
- " NA POSIÇÃO E NA ESCALA QUE TEM, ESTENDENDO-SE DA TERRA ATÉ OS CÉUS, A ÁRVORE É UM OBSTÁCULO VISUAL, SOMOS OBRIGADOS A VENCER ANTES DE PROSSEGUIR EM NOSSO CAMINHO. "
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