segunda-feira, 24 de junho de 2013

O BARROCO BRASILEIRO (Laura)

"O estilo Barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos.  Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.
"Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevo feitos em madeira - as talhas - recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portadas decoradas com detalhados trabalhos de escultura."
"Já as regiões que não existia nem açúcar nem ouro, a arquitetura teve outra feição. Aí ass igrejas apresentam talhas modestas e trabalhos realizados por artistas menos experientess e famosos de que os que viviam em regiões mais ricas da época."

- IGREJA E CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

"De Salvador saíam todas as riquezas da colônia de Porrtugal e para láa se dirigiam os comerciantes portugueses que traziam consigo os hábitos da metrópole e, com eles, os artistas e os produtos portugueses."
"A igreja (de São Francisco) é especialmente preciosa pela sua exuberante decoração interna. Todas as superfícies do interior - paredes, colunas, teto, capelas - são revestidas de intrincados entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos, além de painéis em azulejos portugueses com cenas e inscrições diversas."
"O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, realizadas entre 1733 e 1737."
"O convento foi construído em torno de um claustro quadrado, tem um sub-solo e dois pavimentos sobre o nível da rua. Sua decoração mostra ricos painéis de azulejo da primeira metade do século XVIII, parte deles criada por Bartolomeu Antunes de Jesus em 1737, em Lisboa."

- ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISACO

"A fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco consstruída no século XVIII, é especialmente importante para o estudo do barroco no Brasil."
"Esta fachada esteve coberta de argamassa por longo tempo e somente no início do século XX, durante serviçoas na rede elétrica, foi redescoberta a sua decoração subjacente. A portada em pedra que dá acesso ao adro é também belamente ornamentada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário