domingo, 23 de junho de 2013

Quem tem medo de arte contemporânea?/ Leitura e interpretação- Exercícios do olhar/ Renascimento/ Dadaísmo ( GIDEÃO SILVA)

Quem tem medo de arte contemporânea?
  • "PODEMOS DIZER, ASSIM, QUE A ATIVIDADE ARTÍSTICA CONSTITUI EM UM JOGO DE FORMAS, MODALIDADES E FUNÇÕES QUE EVOLUEM CONFORME ÉPOCAS E CONTEXTOS SOCIAIS" 
  • "AS NOVAS ORIENTAÇÕES ARTÍSTICAS, APESAR DE DISTINTAS, PARTILHAM UM ESPIRITO COMUM:SÃO, CADA QUAL A SEU MODO, TENTATIVAS DE DIRIGIR A ARTE ÁS COISAS DO MUNDO, Á NATUREZA, Á REALIDADE URBANA E AO MUNDO DA TECNOLOGIA QUE EXIGE DO ESPECTADOR UMA POSTURA MUITO MAIS PARTICIPATIVA, EXTRAPOLANDO MUITO OS  DELEITES COM O BELO" 
  •  "A OBRA CONTEMPORÂNEA SE APRESENTA COMO UMA DURAÇÃO A SER EXPERIMENTADA, COMO UMA ABERTURA PARA A DISCUSSÃO ILIMITADA." 
  •  " A COMUNICAÇÃO DIRETA COM O PÚBLICO POR MEIO DE SIGNOS E SÍMBOLOS RETIRADOS DA CULTURA DE MASSA E DO COTIDIANO - HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, PUBLICIDADE, IMAGENS TELEVISIVAS E CINEMATOGRÁFICAS- CONSTITUIU O OBJETIVO PRIMEIRO DE UM MOVIMENTO QUE RECUSAVA A SEPARAÇÃO ARTE E VIDA, NA ESTEIRA DA ESTÉTICA ANTI-ARTE DOS DADAÍSTA E SURREALISTA."

 Leitura e interpretação- Exercícios do olhar
  • "SABEMOS QUE É A RODA DE BICICLETA DE DUCHAMP EXATAMENTE PORQUE ELA NÃO ESTÁ PRESENTE, APENAS SUA SOMBRA REVELA." 
  •  "O CONFRONTO É DIREITO, A SENSAÇÃO DE QUE ALGO ESTÁ FALANDO, DE UM VAZIO, TRAZ O ESTRANHAMENTO. ESTE ESTRANHAMENTO TAMBÉM OCORREU QUANDO DUCHAMP A LEVOU EM EXPOSIÇÃO." 
  •  "ANAMORFOSES NÃO SÃO DISTORÇÕES DA FORMA COMO Á PRIMEIRA VISTA PODERIAM APARENTAR, MAS PELA PRÓPRIA ETIMOLOGIA DA PALAVRA INDICAM AS FIGURAS FORMADAS DE NOVO, ANAMORFOSES SENDO A PROJEÇÃO DE UMA FORMA FORA DE SI MESMA." 
  •  "QUANDO A ARTISTA PROPÕE UM RETICULADO PARA DELINEAR A FIGURA, AQUELA MALHA PROPOSTA É UMA ARMADILHA QUE INDUZ O OBSERVADOR A UM NOVA FORMA DE VISÃO NÃO HABITUAL, CRIANDO NOVAS POSSIBILIDADES PARA O MUNDO PERCEBIDO."

Renascimento 
  •  "O ARTISTA DO RENASCIMENTO NÃO VÊ MAIS O HOMEM COMO UM SIMPLES OBSERVADOR DO MUNDO QUE EXPRESSA A GRANDEZA DE DEUS, MAS COMO A EXPRESSÃO MAIS GRANDIOSA DO PRÓPRIO DEUS."
  •  "ELE PERCEBE QUE A EXATA COMUNICAÇÃO ENTRE A NATUREZA E ARTE RESIDE, ASSIM CHAMADO, NO OBJETO LEI: O OLHAR... É A JANELA DO CORPO HUMANO, POR ONDE A ALMA ESPECULA E ABSORVE A BELEZA DO MUNDO E TODA TEORIA DEVE CONDUZIR Á VISÃO E TODA VISÃO À ARTE."
  •  " MESMO VIVENDO NUMA ÉPOCA QUE JÁ SE PROCLAMAVA A REALIZAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE, A POSIÇÃO DE LEONARDO COMO ARTISTA E INTELECTUAL LHE PERMITIRIA MAIORES LIBERDADES DO QUE TERIA SIDO POSSÍVEL E ÉPOCAS ANTERIORES, NA IDADE MÉDIA POR EXEMPLO."
  •  "DENTRE MUITAS CENAS UMA PARTICULARMENTE REPRESENTATIVA É A CRIAÇÃO DE ADÃO- QUE FAZ PARTE DE UM CONJUNTO DE CENAS DO ANTIGO TESTAMENTO QUE ESTÃO PINTADAS NO TETO DA CAPELA E QUE EXPRESSA A GENIALIDADES DO ARTISTA."
Dadaísmo  

  • "O NOME DADÁ FOI CAUSAL, ESCOLHIDO ABRINDO-SE UM DICIONÁRIO AO CASO. OS DADAÍSTA PROPUNHAM QUE A CRIAÇÃO ARTÍSTICA SE LIBERTASSE DAS ARMADURAS DO PENSAMENTO RACIONALISTA E DO BOM GOSTO OCIDENTAL."
  • "RODA DE BICICLETA FOI O PRIMEIRO READY-MADE CRIADO POR MARCEL DUCHAMP  QUE TOMOU POSSE DE UM OBJETO E O RESIGNIFICOU, DANDO ENTÃO A ESTE O ESTATUTO DE OBJETO ARTÍSTICO, NÃO PARA SEREM JULGADOS SE SÃO BELOS OU FEIOS, MAS PARA FAZER O ESPECTADOR REFLETIR SOBRE O QUE VÊ. OU SEJA, O OBJETO PASSOU DO PLANO FUNCIONAL PARA O PLANO SIMBÓLICO, O QUE FOI CONFIGURADO O GESTO MAIS RADICAL DO SÉCULO XX."
  • "PARA ALÉM DO DESCONFORTO QUE SUSCITOU, DUCHAMP  FOI O ARTISTA QUE MAIS RADICALMENTE REDEFINIU O FAZER ARTÍSTICO DESDE LEONARDO DA VINCI."

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