terça-feira, 25 de junho de 2013

Resumo - Arte: os mundos da cultura no mundo da escola ( Gideão Silva)

Para difundir a importância que a arte possui, por natureza, Fischer exemplifica como a mesma penetrar no cotidiano da sociedade e como ocorre o reflexo desse contexto na individualidade, o qual revela a não plenitude do homem, quando esse não se envolve com os diversos  segmentos da arte (música, teatro, cinema e etc.)
Ernst Fischer salienta que para o homem entender e compreender  com detalhes as particularidades de cada acepção da arte é preciso que, primeiramente, o ser humano aceite a arte como forma de comunicação. E para tal façanha a sociedade tem que atribuir a real qualidade da arte, que é o diálogo alternativo, em relação às maçantes linguagens aprendidas na vida acadêmica. E dessa forma, poder-se-á  alcançar o conhecimento artístico necessário para que a ignorância não reine; e invés de utilizar o termo “Isto é pintura?”, focalizar-se nos possíveis fatores que contribuíram para a genialidade da obra. E para isso, é necessário e preciso que a arte seja considerada uma disciplina nas escolas e que se deve atribuir a arte a mesma dosagem de importância das disciplinas consagradas ( linguagens, matemática, física e entre outras.) 

 Frase que remete ao intento do autor:

“Para nos apropriarmos e darmos sentido a ela, é preciso que aprendamos a operar com seus códigos.” 

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