- "Como o daguerreótipo consistia numa peça única e o processo para sua obtenção era caro, a burguesia viu nele a possibilidade de perpetuar sua imagem, como os nobres faziam ao contratar os pintores para fazer seus retratos. Mas nas décadas de 1850 e 1860, com o aprimoramento dos recursos técnicos, houve um barateamento dos custos de um retrato, o que tornou acessível a um grande número de pessoas e apressou a divulgação entre nós."
- "Militão Augusto de Azevedo tem como obra importante o Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo, em que mostra mais de uma foto dos mesmos locais, tiradas dos mesmos ângulos, mas em ocasiões diferentes, apresentando assim as transformações urbanas que a cidade sofreu entre os anos de 1862 e 1887."
- "O olhar da menina, no momento em que está estudando, denuncia uma das grandes contradições do presente: numa época de superabundância de informações e de intensa globalização alguns sujeitos são obrigados a conviverem com escassez informacional."
- "Sebastião Salgado propõe-se, principalmente, a repensar a forma como o ser humano coexiste e sobrevive em um mundo capitalista, individualista e globalizado. São fotografias que exploram situações cotidianas e as "falas do corpo" dos personagens selecionados, evidenciando os efeitos das diversas modalidades de relações de poder. Ao fotografar, sobretudo, os sujeitos que sofrem efeitos da dominação de outros, ele se preocupa em denunciar, por oposição ou contraste, os que monopolizam e egoisticamente acumulam bens materiais e imateriais."
- "A escolha do material que desencadeia o processo de duplicidade representacional, não é casual. Remete a um ciclo da expansão econômica colonial no qual o grande latifundiário recorria ao trabalho escravo sem qualquer preocupação com a socialização da renda e das condições sociais. O açúcar alude, ainda, à docilidade infância negra, contrastada com o amargor da situação social que foram historicamente submetidas."
domingo, 16 de junho de 2013
A Fotografia chega no Brasil (Ivan Pedro)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário