"Em cada obra e cada época, há um espaço representado através das vivências pessoais de cada artista."
"Em a ùltima Ceia, na obra de Jacopo Robusti, apelidado de Tintoretto que pertence ao século XVI, já prenuncia a visão de mundo Barroco. É o momento que corresponde a um período de grande turbulência político-econômica, social e principalmente religiosa."
"Como podemos observar na obra, há um processo de descentralização do sistema da perspectiva, na obra de Tintoretto, o deslocamento produz uma torção violenta no espaço todo, vemos uma estrutura espacial transversal, tanto na profundidade como no sentido lateral da imagem. A iluminação, em repentinos contrastes de claros/escuros, produz um clima de estranha realidade."
"O Renascimento foi uma época eufórica, otimista, uma das poucas da história da arte, ao passo que o Barroco ao iniciar-se já se torna mais sombrio, pessimista, acentuando os conflitos e a insegurança da condição humana e preferências por temas opostos: espírito e matéria, perdão e pecado, bem e mal, céu e inferno."
"Em geral, compreende-se como barroca a arte desenvolvida os anos finais do século XVI, até a primeira metade do século XVII, como a arte religiosa da Contra Reforma."
"No Brasil, a herança do Barroco esteve ligada ao tipo de ensino trazido de Portugal, que era predominantemente verbal e religioso, voltado para os dogmas da Igreja e teve pleno desenvolvimento no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, e se estendeu até as duas primeiras décadas do século XIX."
"Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevo feitos em madeira - as talhas - recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas, e portadas decoradas com detalhados trabalhos de escultura."
"Já nas regiões que não existia nem açúcar nem ouro, a arquitetura teve outra característica. Aí as igrejas apresentam talhas modestas e trabalhos realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam em regiões mais ricas da época."
- A IGREJA E O CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
"A Igreja é especialmente preciosa pela sua exuberante decoração interna. Todas as superfícies do interior - paredes, colunas, teto, capelas - são revestidas de intrincados entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas, inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhados por vários pontos, além de painéis em azulejos portugueses com cenas e inscrições diversas. È considerada uma das mais significativas expressões do Barroco no Brasil. O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, realizadas entre 1733 e 1737."
"O convento foi contruido em torno de um claustro quadrado, tem um subsolo e dois pavimentos sobre o nível da rua. Sua decoração mostra ricos painéis de azulejos da primeira metade do século XVIII, parte deles criada por Bartolomeu Antunes de Jesus em 1737, em Lisboa."
"Outra construção barroca, com fachada externaa esculpida em pedra, é a Ordem Terceira de São Francisco, a mais conhecidaa de Salvador, construída no século XVIII e é especialmente importante para o estudo do barroco no Brasil, segundo alguns pesquisadores, foi projetada por Gabriel Ribeiro, que mostra um trabalho primiroso de escultura decorando a arquitetura."
- Édouard MANET:
"A tela 'Almoço na Relva' pintada por Édouard Manet na época que foi exibida, se tornou motivo de grande escândalo. O público e a crítica se indignaram com o absurdo do tema (uma mulher nua em compahia de dois senhores vestidos). Esta é uma obra que está relacionada com a tela renascentista 'O Concerto Campestre' (1505 - 1510) e outra de Giorgione, e esta por sua vez à gravura de Marcoantonio Raimondi: 'O Julgamento de Páris' (cerca de 1520)."
"Não háa mais distinção de corpos sólidos e o espaço que os contém; as figuras e o espaço formam, um único contexto: Manet não vê figuras dentro e sim com o ambiente. A obra desse artista foi muito importante porque inovou o campo da ppintura, dando-lhe uma luminosidade mais intensa, que foi apontada pelos críticos como, um elemento precursor do Impressionismo."
- IMPRESSIONISMO e Claude MONET:
"O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX."
"O movimento formou-se em Paris entre 1860 e 1870, apresentou-se pela primeira vez ao público em 1874."
"Diante da obra de Monet, vemos que o tema real não é a paisaagem, embora a estrutura dos objetos não se altere, são jogos feéricos de reflexos coloridos produzidos pela luminosidade nas várias horas do dia."
"A temática do Impressionismo é na verdade, um fenômeno cotidiano: é simplesmente a luz de todos os dias."
"Claude Monet - foi incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, a fim de esstudar as mutações coloridas do ambiente com a sua luminosidade. O quadro Mulheres no Jardim (1866-67) marca o início dessaa fase na pintura do artista, e a partir daí, entusiaasma-se pela pintura ao ar livre, que lhe permite recriar efeitos da luz do sol diretamente da natureza como em Regata Argenteuil (1872) e na Catedral de Rouen (1894)."
"Pós-Impressionismo: longe de indicar um grupo coeso e articulado, o termo se dirige ao trabalho de pintores que, entre 1880 e 1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito vaariadas, e sugerem convergências estilísticas entre eles, Cézanne, Van Gogh e Gauguin ou, pelo menos, uma tentativa comum dos pintores de alargar o programa impressionista, o que já havia sido tentado por Georges Seurat (1859 - 1891) e pelos chamados neo-impressionistas."
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