segunda-feira, 24 de junho de 2013

Exercício do olhar (Ramon Franco)


1- Comparação entre as obras de Leonardo da Vinci e Tintoreto (A Última Ceia) 

Leonardo da Vinci nasceu na época certa. Talvez, se tivesse nascido um século antes da explosão do Renascimento, não poderia explorar o seu grande potencial e sua grande genialidade (pelo menos não com tanta liberdade). É difícil dizer se foi o Renascimento que teve grande importância para Da Vinci, ou se foi Da Vinci que teve grande importância para o Renascimento. Foi no renascer que Leonardo da Vinci soube valorizar, através de suas pinturas, o homem. Leonardo acreditava que o homem era um ser capaz de traçar seu próprio caminho e era o homem o único ser capaz de controlar a natureza.
Já Tintoreto é considerado um dos precursores do Barroco devido a sua dramática utilização da perspectiva e dos efeitos da luz ao pintar. Era também conhecido por Furioso, pela sua energia fenomenal em pintar. Viveu no fim do Renascimento. Em suas pinturas, Tintoreto destacava a explosão do espírito humano, isto é, a alforria humana.
Na obra A Última Ceia de Da Vinci, quase tudo está relacionado à geometria e a matemática. Uma coisa que merece destaque nessa obra é que enquanto os outros estão agitados, Jesus está tranquilo, típico de uma figura divina. Pode-se observar que o lado direito está mais iluminado que o lado esquerdo. Além disso, Jesus se encontra no centro da figura, transmitindo a ideia de que a figura de maior importância é ele.
Na obra de Tintoreto, mesmo evento é dramaticamente distorcido, enquanto as figuras humanas são elevadas pela erupção do espírito humano. Pelo dinamismo de sua composição, seu uso dramático da luz e seus efeitos de perspectiva parecem um artista barroco antes da hora. Além disso, há vários personagens secundários.

2 – Comparação entre as obras de Michelangelo e Verrocchilo (Davi)

 As formas são diferentes. Na obra de Michelangelo, Davi é bem alto e há um grande destaque no corpo humano. As curvas, os músculos e até mesmo o cabelo merecem uma notória atenção. O material usado é o mármore. Por outro lado, a obra de Verrocchio, também Davi, apresenta a cabeça do Golias aos pés de Davi e uma espada. Diferente da obra de Michelangelo, Verrocchio não coloca em destaque o corpo humano e o detalhamento do corpo é menor. Na obra de Verrocchia, nota-se mais a característica guerreira de Davi. O material usado é o bronze


Nenhum comentário:

Postar um comentário