segunda-feira, 24 de junho de 2013

EXERCÍCIOS DO OLHAR (Laura)

1.  Leonardo Da Vinci nasceu em 1452 e morreu em 1519 enquanto que Tintoretto nasceu em 1518 e morreu em 1594. Ambos os artistas viveram períodos diferentes da história, mas que se seguiram um após o outro. Enquanto que Leonardo da Vinci marca o entusiasmo do movimento Renascentista, Tintoretto é célebre em seu período pela retratação poética do Barroco em suas obras.
Uma forma de visualizar as diferenças dos períodos e pintores é através de duas obras nomeadas por "A Última Ceia" uma de Da Vinci e a outra de Tintoretto.  Na obra de Da Vinci se destacam as características do Renascimento: predomínio da razão e do equilíbrio sobre a emoção. Destaca-se o equilíbrio estático e a disposição equilibrada das formas onde Cristo toma a centralidade do quadro e os apóstolos se dividem igualmente de cada lado do tema principal.  A iluminação é intensa e toma o ambiente se espalhando igualmente pela tela, não se observando sombras intensas, mas com contornos sólidos  e boa disposição entre cores quentes e frias.
Já Tintoretto demarca em seu quadro o predomínio da emoção, tensão e movimentação em prol da razão entrando em contraste com a obra anterior, caracterizando o Barroco. Sua obra tem um ponto focal diferente do centro e magistralmente as figuras se espalham gerando a ilusão de movimento. A lateralidade do movimento define a leitura do quadro. Concentra-se uma disparidade de tons e várias vezes se vê o contraste  de claros/escuros definida fortemente pelo jogo de sombras.  Há um uso abusivo de linhas tortuosas e indefinição dos contornos das figuras devido as excessos de sombra ou luz.

2.  Os Davis de Michelangelo e Verrocchio se diferenciam primeiramente no uso da forma e nos materiais em que foram produzidas as esculturas. O Davi de Verrocchio foi trabalhado em bronze e apresenta um jovem rapaz, simples, não muito forte mas com vivacidade e bravura, os músculos tensos e algumas veias em proeminência com a espada em mãos e a cabeça de Golias, degolado, aos seus pés.
O Davi de Michelangelo é mundialmente conhecido a começar pela sua altura: a obra como um todo  mede cerca de cinco metros de altura. A estátua representa um Davi forte e decidido, nu mostrando a beleza do ser humano sem restrições. O trabalho é feito em mármore das famosas pedreiraas de Carrara, item valiosíssimo. Ao contrário de Verrocchio, essa mostra de Davi não apressenta a cabeça decaptada de Golias e ao contrário da espada, a arma utilizada na representação é o estilingue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário