quarta-feira, 5 de junho de 2013

Barroco, Barraco brasileiro e as Igrejas soteropolitanas, Impressionismo, Pós-Impressionismo e Almoço na Relva (Alice Dias)

1. Barroco (Conceito e Contexto Histórico)
O Barroco é um movimento artístico que se desenvolveu no final do século XVI até meados do século XVII, juntamente com o surgimento da Contra Reforma. Possui como características marcantes a descentralização do sistema da perspectiva, proporcionando lateralidade às obras. O Barroco é acentuado de marcas sombrias e pessimistas e de temas opostos bem/mal, céu/inferno.
Esta arte pronunciou-se num período conturbados em todos os âmbitos da sociedade (político-econômico social e principalmente religioso). Fatos marcantes como o fim das Grandes Navegações, a Reforma Protestante, Contra Reforma. As idéias de Galileu e Descartes rondavam a matemática, a filosofia, a física, a álgebra, geometria analítica e ótica e principalmente a dúvida sobre a sua própria existência
2. Barroco brasileiro e as Igrejas soteropolitanas
No Brasil o barroco brasileiro veio nas caravelas portuguesas, voltada para os ensinamentos religiosos. Duas vertentes foram divididas, uma enriquecida pelo comércio de açúcar e pela mineração e a outra mais modesta trabalhada por artistas menos experientes e famosos.
• Igreja de São Francisco de Assis: conhecida como igreja mais rica do Brasil. É toda decorada, desde as paredes e colunas até o teto, com imagens de anjos e pássaros espalhados por vários pontos. Obras de Frei Jerônimo da Graça, José Joaquim da Rocha e Bartolomeu Antunes de Jesus.
• Ordem Terceira de São Francisco: construída no século XVIII e projetada por Gabriel Ribeiro. Toda decorada por santos, anjos, atlantes esculpidos em pedra. Sua fachada já esteve toda coberta por argamassa e apenas no século XX foi redescoberta
3. Impressionismo

Movimento originado em Paris entre 1860 e 1870 sem qualquer interesse ideológico e político em comum entre os impressionistas, contudo algumas idéias concordavam como: aversão pela arte acadêmica dos salões oficiais junto com a recusa aos hábitos de ateliê e além do total desinteresse pelo objeto. São momentos fugidos, instáveis sem maiores efeitos emocionais
4. Pós Impressionismo
Entre 1880 e 1890 houve um rompimento com as linhas mestras do impressionismo, onde a arte era marcada pelas cores quentes e cores frias. Seus principais artistas foram Van Gogh e Cezánne.
5. Almoço na Relva
Pintada por Édoward Manet foi um verdadeiro escândalo na época, a crítica circulava sobre a imagem de uma mulher nua acompanhada de dois senhores vestidos. As cores lisas variam de acordo com a luz que vai sendo absorvida. A paisagem tem uma estrutura perspectiva que sobrepõe compondo zonas mais densas ou mais ralas de penumbra verde-azulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário