quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dadaísmo e Renascimento (Alice Dias)

Quem tem medo da Arte Moderna?

1. Conceito e Contexto Histórico
A arte moderna é uma forma de expressão baseada na subjetividade e permite uma conversação entre a obra e o observador, possibilitando uma pluralidade de abordagens (leituras e interpretações). Relata-se que a arte se transforma obedecendo a sua época e seu contexto histórico, com a arte moderna não iria ser diferente. Esta nasceu nas primeiras décadas do século XX em meio a conturbações políticas como a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e o desenvolvimento da área das comunicações com o uso crescente da computação e dos satélites.
2. A arte e seus dois segmentos 
• A Pop Art desenvolveu-se no começo da década de 60, nos EUA. Seus artistas principais foram: Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Claes Oldenburg, Tom Wesselman e James Rosenquist. Esta é baseada em signos e símbolos retirados do convívio do povo (história em quadrinhos, publicidade, imagens televisivas).
• Minimalismo era marcado pela simplicidade e neutralidade tanto na pintura como na escultura. Seus principais artistas foram: Donald Judd, Tony Smith, Carl Andre e Robert Morris
3. Regina da Silveira 
Brasileira de 1939 baseou-se nas obras e Leonardo da Vinci e Brunallesh para suas criações artísticas e a perspectiva. Em suas obras seu interesse maior é provocar o jogo de percepção criando novos espaços virtuais, modificando o que nossos olhares estão acostumados a observar, distorcendo imagens em perspectiva normal.
4. Renascimento 
Movimento surgido na Europa Ocidental, dentre os períodos aos séculos XIV e XVI e tem como fundamento a valorização do pensamento e dos valores da cultura greco-romana. A racionalidade, as ciências exatas e o materialismo retomam a implicar a sociedade e coloca o homem no centro do mundo uma expressão grandiosa o próprio Deus. Obras importantes deste período foram:
• Monalisa: pintura mais famosa e conhecida no mundo, pintada pelo pensador, artista e pesquisador Leonardo da Vinci (1452-1519), encomendada para ser uma representação de um retrato de uma dama florentina Lisa.
• Última Ceia: também de da Vinci, onde é possível notar uma figura de Cristo num tom tranqüilo, centralizada em meio à situação conflituosa em meio aos discípulos.
• Criação de Adão: pintada por Michelangelo (1508-1512) faz parte da conjuntura do Antigo Testamento no teto da Capela Sistina.
5. Dadaísmo
Movimento artístico nascido em 1916, em Zurique, Suiça, com o objetivo de ir de encontro a I Guerra Mundial. Seu nome é casual, mas seus idealizadores mantinham o improviso como a chave de suas obras, fazendo virar arte: colagens com combinações aparentemente combinadas ao acaso, pregos, trapos, cacos e detritos são introduzidos nos quadros. Além do grande artista Marcel Duchamp, pode-se citar nomes como: Jorge de Lima (1893-1953), Nelson Leirner (1932), Hélio Oiticida (1937-1980)

Nenhum comentário:

Postar um comentário